27 de nov de 2011

Alimentos contra o câncer


Hoje, 27 de novembro, Dia do Combate ao Câncer, vale refletir: mais do que ajudar a perder peso, adotar um cardápio saudável pode prevenir o surgimento da doença. A informação faz parte do relatório "Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física", lançado este ano pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). O documento aponta que a combinação de alimentação com atividade física é responsável pelo controle de 19% dos casos da doença no Brasil. Seguindo essa dobradinha, o percentual de prevenção para tumores de boca, laringe e faringe chega a 63%, seguido de esôfago, com 60%; endométrio, com 52%; estômago, com 41%; e intestino grosso (colorretal), com 37%.

Apesar da boa notícia, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alerta que os brasileiros estão ingerindo menos de um terço dos alimentos recomendados para a prevenção do câncer. De acordo com o nutricionista da Área de Alimentação, Nutrição e Câncer do INCA, Fabio Gomes, é necessário consumir diariamente pelo menos 400 gramas de frutas, legumes e verduras para combater o surgimento da doença.

"Esses alimentos possuem diversas substâncias anticerígenas. Podemos destacar o licopeno, presente em tomate, goiaba e melancia. O agrião é rico em isotiocianato, ativado durante a mastigação. Nesse caso, o ideal é cozinhar o vegetal em uma panela de plástico, pois o metal oxida esse componente. Já o espinafre e os alimentos alaranjados, como mamão e cenoura, contêm carotenóides. No entanto, mais importante do que o tipo de fruta, legume ou verdura, é atingir a quantidade de 400 gramas por dia. Varie o máximo que puder e evite os legumes mais calóricos, como batata, aipim e inhame", ensina Fabio.

Como os alimentos agem na prevenção do câncer

Segundo o nutricionista, a doença começa a aparecer quando algum componente cancerígeno entra no organismo e danifica o material genético, ou seja, o DNA. Isso afeta as células do corpo, que começam a se multiplicar desordenadamente, dando origem aos tumores. Uma maneira de combater a doença é evitar que este tipo de lesão chegue à célula.

"Os componentes presentes em frutas, legumes e verduras protegem as células contra agressões. O DNA tem um mecanismo próprio de reparação de defeitos e pode se autoconsertar quando encontra um agente agressor. Mas quando a pessoa tem uma alimentação adequada, esse conserto é feito mais rapidez e impede a multiplicação celular, que origina o câncer", explica o especialista.

Outro ponto positivo que um cardápio balanceado traz é a capacidade de matar as células defeituosas. "Vamos supor que as células não foram consertadas antes da entrada do agente agressor. Nesse caso, os componentes presentes nos alimentos impedem a multiplicação celular, matando a célula", enfatiza Fabio.

Leguminosas e alimentos integrais, como feijão, grão de bico e lentilha são ricos em fibras, que também são anticancerígenas. "Todos os dias nosso intestino produz fatores cancerígenos. A diferença é que quando o órgão funciona regularmente, também eliminamos diariamente esses compostos nocivos. As fibras ajudam a manter o intestino regulado e por isso evitam o câncer nessa região", complementa o nutricionista.

Consumo e preparo de carnes pede moderação

Outro dado que preocupa é a presença semanal de 523 gramas de carne vermelha na mesa dos brasileiros, conforme o IBGE mostra. O nutricionista do INCA alerta que a ingestão de carnes, incluindo peixes e aves, também deve ser evitada para prevenir o surgimento de câncer, principalmente os de estômago, cólon e reto.

Segundo Fabio, a média semanal de consumo de carne vermelha não deve ultrapassar 500 gramas. Também é preciso ter atenção no modo de preparo deste tipo de alimento. Carnes grelhadas, fritas ou feitas na chapa ficam submetidas a uma temperatura que varia entre 330º ou 400º. Isso ativa a formação de compostos que provocam erro no DNA e iniciam a multiplicação desordenada das células do corpo. Esse tipo de ação é justamente o que as frutas, legumes e verduras tentam evitar.

Para o especialista, é mais seguro preparar carnes ensopadas ou assá-las no forno. "O grelhado é erroneamente considerado mais saudável. Se por um lado o tempo que a carne fica na chapa reduz a gordura, por outro facilita a formação de compostos cancerígenas no alimento. Quem quiser cozinhar dessa maneira, a dica é pré-cozinhar a carne e só depois levá-la na chapa para dar uma cor. A quantidade de substâncias cancerígenas é proporcional ao tempo que o alimento fica submetido ao calor", compara o nutricionista.

Alimento cru ou cozido?

Alguns especialistas apontam que legumes, frutas e verduras devem ser ingeridos crus, pois assim conservam o máximo de nutrientes ainda inalterados. No entanto, o nutricionista acredita que este tipo de precaução não precisa ser tomada.

"Ninguém deve se restringir a essa recomendação de consumo cru ou cozido. Você consegue se beneficiar dos alimentos consumindo as duas formas, pelo menos no que diz respeito ao reino vegetal. Por mais que a gente perca o benefício de um componente ao cozinhar um tomate, por exemplo, ao mesmo tempo ativamos outro igualmente benéfico. Mas vale lembrar que isso não se estende ao preparo das carnes. A digestão é mais lenta quando os alimentos do reino animal são consumidos crus", informa Fabio.

Bebidas cancerígenas

Bebidas alcoólicas também podem ser prejudiciais à saúde e facilitar o surgimento do câncer. O nutricionista explica que o álcool agride a região com a qual ele tem contato direto, como esôfago, boca e laringe. Consequentemente, o consumo sem precaução aumenta o risco de desenvolver a doença nessas áreas.

"Isso acontece por que o álcool dissolve a proteção nessas regiões. Se a pessoa fuma enquanto bebe, piora ainda mais a situação. Os compostos cancerígenas do cigarro entram mais facilmente no organismo, já que não encontram nenhum tipo de barreira", alerta.

Segundo Fabio, pessoas do sexo masculino podem consumir até duas doses de 350 ml por dia, enquanto o limite para as mulheres é de somente uma dose. No entanto, vale lembrar que esse sistema não é compensatório. O especialista esclarece que o maior problema do álcool é a quantidade alta de consumo, em apenas um dia. Ficar longe da bebida de segunda a sábado não permite que ninguém consuma sete doses no domingo.

Apesar de parecer inofensivo, o refrigerante também é indiretamente cancerígeno. Como uma das principais causas de câncer é a obesidade, todas as bebidas açucaradas, como mate, refresco com xarope e guaraná natural, facilitam o ganho de peso e, consequentemente, o surgimento da doença.

Obesidade e câncer

De acordo com dados do INCA, a obesidade é uma das causas de câncer de pâncreas, esôfago, rins, vesícula biliar e mama. O especialista explica que isso acontece por que quando a pessoa está muito acima do peso, as células de gorduras produzem um fator pró-inflamatório. Isso provoca lesão em células, transformando as saudáveis em precursoras de câncer.

"Pessoas obesas também possuem um desequilíbrio hormonal, que estimula a multiplicação celular. Nesse sentido, é importante a prática de atividades físicas, pois os exercícios evitam o estímulo exagerado das células, além de diminuírem as chances do ganho de peso", aconselha o nutricionista.

Fonte : Personare

Read more...

26 de nov de 2011

DEUS ESPALHA PARA DEPOIS JUNTAR‏


A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos.
João 12:17

Você está precisando de um milagre? Tem lhe faltado fé para crer? Tem sido dificil crer contra a ESPERANÇA?

Então é porque Deus esta trabalhando . Estranho ler isso , mas é neste momento que Deus mais está trabalhando, quando você
olha a sua volta, e parece que tudo está contrario, quando nada acontece ou tudo que você planejou não saiu da forma que voce
queria , é aí que Deus está trabalhando.

Deus ouve nossa oração , Deus não se esquece de seus filhos , Ele tem o dia , a hora certa para tudo e nunca chega atrasado, e se
parecer que está atrasado , devido ao seu desespero de ver o problema solucionado é ai que Ele mais está trabalhando.

Quando o teto parece de bronze e a oração parece que não sobe de jeito nenhum, quando um silêncio da parte de Deus traz até de-
sespero , é aí que Deus trabalhando,naquela situação que há meses se espera por uma solução, nos sonhos que parecem ter sido engavetados pelo próprio Deus , é aí que Ele esta organizando os papéis , corrigindo e fazendo tudo ficar perfeito.

Nosso Deus é mestre em pegar coisas imperfeitas aos nossos olhos e transformar em perfeitas . Ele sabe de tudo . Não olhe , para
desordem , mas creia que Deus já esta colocando em ordem.As vezes é preciso ESPALHAR PARA DEPOIS JUNTAR , já pensou nisso?

Lazaro , estava morto e ressuscitou , todos estavam deseperados pois não viam mais solução para o problema , mas Deus sabe o que
era preciso para aquele momento , parecia estar atrasado, mas não, Ele espalhou tudo e depois juntou tudo, com apenas uma palavra
a pedra foi removida , as ataduras foram tiradas e o milagre aconteceu ....

Que hoje Deus possa tirar nossas ataduras e possamos ressuscitar ...tudo aquilo que estava nas gavetas papéis que foram espalhados e crer no milagre , Deus marcou hoje e escreveu no seus papeis que estavam na gaveta VITÓRIA, CONQUISTA E COM LETRAS DE OURO A PALAVRA APROVADO.

Read more...

9 de nov de 2011

Exercício Físico e Saúde


Exercício físico é qualquer actividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objectivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão] Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, pois a prática de exportes somente nos permite atingir os objectivos esperados quando é devidamente orientada.

Benefícios do exercício físico


O exercício físico é um componente do moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginástica, exporte e educação física constituem actividades vitais para a saúde, a educação, a recreação e o bem-estar do ser humano, a prática do exporte e os exercícios físicos podem fazer pelos homens o que não poderiam fazer milhões de médicos. A prolongação da vida e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico.


Exercícios físicos na vida adulta


O ideal para a saúde é que a actividade física se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulta.
Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar actividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo coreto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que se iniciam.

Trabalho efectuado por: Andresa Ramos e Catarina Escoval e Cátia Bota

Read more...

Minha família : Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Minha família : Eu e minha casa serviremos ao Senhor
"Os que vencem não são aqueles que ajuntam maior números de bens.São os que amaram a família e conheceram a alegria de ver esse amor ser retribuído. São aqueles que souberam o que significa dedicar a vida a um propósito maior do que a si mesmo. São os que conheceram a Deus e esperam ansiosamente pela eternidade com Ele."

Que tal combatermos a violência ao animal?

Que tal combatermos a violência ao animal?

Nosso único adorador :

Nosso único adorador :

Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista

Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista
Caraguá é do Senhor Jesus!

Reflita nisso...

"Você mesmo, em sua própria consciência, precisa sentir o próprio Cristo.
Você precisa ter convicção de que é a Palavra de Deus, mesmo que todo o mundo discorde.
E, enquanto você não possuir este sentimento, certamente não terá ainda provado a Palavra de Deus."
Martinho Lutero