13 de mai. de 2011

Saúde - Conheça a dor do coração.

Popularmente falamos dos sentimentos do coração, como se esse órgão tivesse capacidade de amar, odiar e outros sentimentos. Na verdade todos os sentimentos são responsabilidade do cérebro. No artigo abaixo o médico cirurgião Ivo Nesralla nos ensina que o coração não dói nem quando é cortado, ele só dói quando recebe menos sangue para bombear. Cuide do seu coração, pois se ele doer é porque você está em grande risco de vida.

Ao contrário de um músculo qualquer do corpo humano, que, ao ser cortado causa dor, o coração não sofre com este tipo de agressão. Ele dói caso falte sangue passando pelas artérias coronárias que irão nutrir suas células. Este fluxo sanguíneo traz consigo energia, ácidos graxos e, fundamentalmente, oxigênio. O oxigênio é o alimento desse órgão: se ele faltar, o coração reclama. A dor do coração é chamada de angina e localiza-se no centro do peito. Ela varia de intensidade, mas está relacionada diretamente com a intensidade dos esforços físicos e com as emoções.

Nem sempre o paciente com lesão coronária tem essa dor tipicamente descrita. Em alguns casos, a dor é nas costas, na mandíbula ou até mesmo nos pulsos. Tipicamente, durante a crise de angina, o paciente põe a mão no peito, espalhando os dedos em forma de garra. Muitas vezes, a dor se irradia para a parte interna do braço esquerdo ou do direito, ou de ambos.

O coração é uma caixa de surpresas: ele pode estar sofrendo a falta de alimento pelos vasos coronários, e a pessoa nada sente. É isto que chamamos de isquemia (falta de sangue) silenciosa. Por esta razão, é fundamental realizar exames periódicos anuais com o seu cardiologista, especialmente para os homens com mais de 40 anos e para mulheres acima de 45 anos.


A prevenção da doença isquêmica do coração passa, por um lado, pela mudança do estilo de vida, e, de outro, pelo controle dos ditos fatores de risco. São eles colesterol alto, obesidade, hipertensão arterial (pressão alta), estresse, fumo e sedentarismo.

Fique atento aos cuidados ao sentar à mesa para as refeições. Em primeiro lugar, acalme-se. Quanto mais angustiado, com mais rapidez você irá comer, e um volume maior de calorias irá ingerir. Assim, você comerá com compulsividade, e não com prazer. Mastigue lentamente. Preste atenção ao que você está degustando. Procure não servir pela segunda vez. Quem sabe colocando as travessas sobre um aparador, que fique longe dos seus olhos, fique mais fácil resistir. Olhar a comida aumenta a produção de suco gástrico, o que aumenta a sensação de fome. E não se esqueça de beber água somente antes das refeições. Seu coração agradece.
Créditos: Viver com Saúde - Blog do Catarino

2 comentários:

Viver com Saúde - Catarino 14/12/2011, 18:49  

Este artigo pertence ao blog Viver com Saúde, não encontrei o link de agradecimento.

Rosangela 24/12/2011, 19:16  

Muito obrigada por fazer a correção.Já foi dado os devidos créditos.

Postar um comentário

Minha família : Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Minha família : Eu e minha casa serviremos ao Senhor
"Os que vencem não são aqueles que ajuntam maior números de bens.São os que amaram a família e conheceram a alegria de ver esse amor ser retribuído. São aqueles que souberam o que significa dedicar a vida a um propósito maior do que a si mesmo. São os que conheceram a Deus e esperam ansiosamente pela eternidade com Ele."

Clique Aqui e veja mais imagens

Que tal combatermos a violência ao animal?

Que tal combatermos a violência ao animal?

Nosso único adorador :

Nosso único adorador :



Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista

Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista
Caraguá é do Senhor Jesus!


Reflita nisso...

"Você mesmo, em sua própria consciência, precisa sentir o próprio Cristo.
Você precisa ter convicção de que é a Palavra de Deus, mesmo que todo o mundo discorde.
E, enquanto você não possuir este sentimento, certamente não terá ainda provado a Palavra de Deus."
Martinho Lutero


Image and video hosting by TinyPic
Clique Aqui e veja mais imagens

'Image