22 de out. de 2011

Invadiram minha casa!

Existem muitas fontes de influência na vida de uma família. Não há dúvida que o ambiente familiar pode ser a principal fonte geradora de valores e princípios na vida de uma pessoa, mas existem outras que são importantes como os parentes, amigos e vizinhos. A escola é um ambiente que gera muita influência tanto positiva quanto negativa. Existem muitas outras fontes em que recebemos influências que vale a pena citar como os filmes que assistimos, os livros que lemos, não há duvida de que a Internet tem interferido no comportamento de muitos através de um estilo de vida virtual e da facilidade ao acesso a informação. Uma família tem a interferência de muitas pessoas no processo de educação de seus filhos. Quando uma criança, um adolescente, um jovem esta desprovido de uma família que cumpre seu papel de principal fonte de valores e princípios a sorte é a única garantia de esta família produzir pessoas saudáveis e felizes. Eu diria que a sorte normalmente não aparece nestes casos. Para muitas pessoas morar com os pais não significa viver com eles. Para muitos adolescentes e jovens o quarto é o seu esconderijo, nele o jovem se isola dormindo excessivamente, falando no telefone, ouvindo música, assistindo televisão, surfando na internet, principalmente nos grupos de relacionamentos. Pode se criar uma distância muito grande entre membros de uma mesma família mesmo morando na mesma casa sobre o mesmo teto.

Um forte provedor de influência na juventude é sem dúvida o mundo acadêmico, na universidade nossos jovens são expostos com muito mais intensidade a vida adulta e suas incoerências, a hábitos muitas vezes até provados anteriormente pelos jovens universitário, mas não naquela proporção e intensidade. A promiscuidade, a vida noturna, as drogas, são possibilidades muito próximas no contexto acadêmico. O uso do fumo de tabaco, maconha, a cocaína, remédios diversos utilizados para fins nada recomendáveis são facilmente encontrados. Não quero desmerecer o universo acadêmico, pois ele proporciona muitos benefícios na vida de qualquer pessoa, mas o que desejo chamar atenção para os perigos que envolve a sociedade hoje. Quando um jovem não dispõe de uma família que proporciona equilíbrio emocional, ele esta vulnerável a muitas propostas que podem trazer sérios prejuízos e alguns irreparáveis para sua vida. Em uma sala de aula é bem provável que o jovem tenha em sua companhia prostitutas, ou seja, jovens que fazem programas até mesmo para bancar seus estudos, homossexuais cada vez mais frequentes, dependentes químicos dominados pelas drogas e o álcool, consumidos no próprio campus da faculdade e nos eventos promovidos pelas turmas. Não há dúvida que quando os papéis não são assumidos no lar os prejuízos são incalculáveis, maridos que não assumem a liderança em amor, disciplina dos filhos, direção espiritual, sustento adequado do lar. Casais que abrem mão da unidade, da submissão um ao outro, do respeito mútuo só podem produzir filhos vulneráveis a uma vida sem regras e limites.

Os pais precisam proporcionar aos filhos orientação e disciplina firme, amorosa e coerente, amizade, suprimento emocional, material e espiritual. Quando isso falta os sofrimentos e as dificuldades são inúmeras. Creio que em meio a todas estas influências em contra ponto com a ausência de uma família que não contribui com seu papel o resultado gerado é o caos social que provamos hoje no contexto familiar no Brasil. Temos amargado um significativo aumento da criminalidade, o divórcio com seus elevados índicies, as enfermidades emocionais crescendo absurdamente. Quando os papéis da família não são assumidos a mídia televisiva pesada e inescrupulosa que inverte valores morais, sociais, culturais e facilmente questionáveis assume o comando principalmente da vida das crianças. Não há dúvida cada pai, cada mãe, cada lar precisa reaver seus valores, seu estilo de vida, suas prioridades de forma que as pessoas sejam valorizadas e amadas. A bíblia tem uma proposta para as famílias e ela mostra o quanto Deus esta disponível para cada pessoa, interessado em conduzir nossos corações para a conquista de famílias saudáveis, prósperas em todos os sentidos experimentando uma sociedade mais justa e feliz. Permita que seu lar, sua família e sua vida seja invadida apenas pelo incomparável amor de Deus. Filipenses 4. 19 “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. Meu profundo desejo é que : “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós.” Amém. 2 Coríntios 13.14


Créditos de Marcio Tunala

0 comentários:

Postar um comentário

Minha família : Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Minha família : Eu e minha casa serviremos ao Senhor
"Os que vencem não são aqueles que ajuntam maior números de bens.São os que amaram a família e conheceram a alegria de ver esse amor ser retribuído. São aqueles que souberam o que significa dedicar a vida a um propósito maior do que a si mesmo. São os que conheceram a Deus e esperam ansiosamente pela eternidade com Ele."

Clique Aqui e veja mais imagens

Que tal combatermos a violência ao animal?

Que tal combatermos a violência ao animal?

Nosso único adorador :

Nosso único adorador :



Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista

Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista
Caraguá é do Senhor Jesus!


Reflita nisso...

"Você mesmo, em sua própria consciência, precisa sentir o próprio Cristo.
Você precisa ter convicção de que é a Palavra de Deus, mesmo que todo o mundo discorde.
E, enquanto você não possuir este sentimento, certamente não terá ainda provado a Palavra de Deus."
Martinho Lutero


Image and video hosting by TinyPic
Clique Aqui e veja mais imagens

'Image