13 de ago. de 2010

O Orgulho no Casamento

A palavra orgulho – “gã’ãh” – aparece no hebraico, na forma de verbo, como exaltar-se. O orgulhoso é aquele que se exalta no meio de um grupo. Na primeira epístola de Pedro, no capítulo 5, nos versículos 5 e 6 lemos sobre o orgulho: 5 Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”, 6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

Nos casamentos, geralmente ocorre quando um dos cônjuges se acha o rei da casa, o “excelente”, onde somente ele tem a razão.

O orgulho é algo da natureza humana e o homem age assim com o orgulho como por reflexo. O capítulo 48 do livro de Jeremias trata desse aspecto sobre a cidade de Moabe. Leiamos o versículo 29 – “Temos ouvido do orgulho de Moabe: da sua extrema arrogância, do seu orgulho e soberba, e do seu espírito de superioridade”.

De certa forma agimos assim quando não levamos desaforo para casa, quando não admitimos ser humildes, pois o contrário de orgulho é a humildade. é a pessoa que se acha o mais importante, é o ambicioso porque esta cheio de orgulho.

O homem, por ter em sua natureza humana essa característica, o orgulho, inculcada pelo diabo desde sua desobediência a Deus e pelo engano transmitido aos homens e mulheres, age dessa forma desde pequeno e, quando se casa continua agindo assim.

Com isso temos então duas pessoas morando juntas, casadas e disputando quem é o mais importante no lar, quem tem mais direitos na casa. Pessoas que acham que nunca podem ser decepcionadas em suas vontades, que não devem ser humildes e que se servirem seu cônjuge será humilhação, que se abaixarem a voz ou se calarem em uma discussão conjugal serão considerados como fracos. Casais onde um dos cônjuges tem como objetivo principal conquistar suas ambições, nem que para isso sacrifique a vontade do seu cônjuge ou dos filhos, afetando a convivência familiar.

Quantos casais, motivados pelo orgulho, agem como grandes crianças mimadas. Quantas mulheres fazem birras aos seus maridos motivadas pelo orgulho. São aquelas que pensam ou falam: “Meu marido demorou a chegar em casa e hoje, nem adianta ele chegar perto que não teremos nada”.

Maridos que pensam: “Ah, ela não me procurou, também não vou lhe procurar”. Com isso existem casais que ficam dias e até meses sem ter o prazer da relação sexual, por causa do orgulho.

São pessoas que fazem birras motivadas por uma reação quando tem seu orgulho ferido. Orgulho este que é tratado como um bichinho, alimentado com o tempo e crescendo. Exemplos: o esposo que tem o orgulho ferido quando a esposa toma a iniciativa ou faz algo que ele deixou por fazer, a esposa que tem o orgulho ferido quando uma mulher mais bem arrumada que ela chega perto do esposo, casais que tem inveja um do outro, porque um está tendo mais sucesso que o outro, esquecendo-se que a bênção e sucesso de um reflete na vida de ambos.

Vivemos dias que tanto os maridos como as esposas se acham os “donos exclusivos” de todos os direitos do casamento.

O orgulho nos impede de pedir perdão. O orgulho não nos deixa perdoar. A Bíblia trata disso no livro de Provérbios, capítulo 16, dos versículos 18 a 20: 18 O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.

19 Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos.

20 Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no SENHOR”.

O orgulho só pode ser retirado de nossas vidas através de uma entrega total a Jesus Cristo, expressão do amor verdadeiro de Deus por nós. Ele sendo filho de Deus não foi “desvalorizado” por assumir uma posição de servo e mais do que isso, se colocar como aquele que carregaria a carga dos nossos pecados. Nisso Ele refletia o amor do Noivo pela Sua Noiva (Igreja).

Você quer ter seu casamento feliz? Ore, se arrependendo por tudo que ocorreu até hoje, pedindo a Deus, que através de Jesus você deixe o seu orgulho de lado e que vocês possam desfrutar de uma vida abençoada a partir de agora. Não mais o meu, mas o nosso. Optem por servir um ao outro, sem orgulho, desfrutando de todas as bênçãos de um casamento orientado pelo Senhor.

Tenho certeza de um tempo especial de Deus em suas vidas.

Deus os abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário

Minha família : Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Minha família : Eu e minha casa serviremos ao Senhor
"Os que vencem não são aqueles que ajuntam maior números de bens.São os que amaram a família e conheceram a alegria de ver esse amor ser retribuído. São aqueles que souberam o que significa dedicar a vida a um propósito maior do que a si mesmo. São os que conheceram a Deus e esperam ansiosamente pela eternidade com Ele."

Clique Aqui e veja mais imagens

Que tal combatermos a violência ao animal?

Que tal combatermos a violência ao animal?

Nosso único adorador :

Nosso único adorador :



Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista

Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista
Caraguá é do Senhor Jesus!


Reflita nisso...

"Você mesmo, em sua própria consciência, precisa sentir o próprio Cristo.
Você precisa ter convicção de que é a Palavra de Deus, mesmo que todo o mundo discorde.
E, enquanto você não possuir este sentimento, certamente não terá ainda provado a Palavra de Deus."
Martinho Lutero


Image and video hosting by TinyPic
Clique Aqui e veja mais imagens

'Image